Cronicas e reflexões

CONEXÃO SEM LIMITES

http://www.penhacronicasboselli.com/

Publicado por Cronicas/poesias/reflexões em Sexta-feira, 1 de março de 2019

quinta-feira, 16 de abril de 2015

JOGANDO NO BICHO

Cansei da lotofácil ( que já estava ficando difícil ). Apelei para jogo do bicho. Sonhei com o cachorro e um determinado deputado…fiquei na dúvida …mas acabei jogando no cachorro mesmo.Acho que a presença do tal deputado no sonho,confirmou que seria cachorro na cabeça.
Para quem não sabe ou não está habituado com jogo de bicho,informo que cachorro corresponde as dezenas 17-18-19 e 20.
Escrevi meus números na palma da mão e caminhei firme em direção ao místico mundo dos sonhos e suas infinitas possibilidades. Procurei lá na esquina da padaria um tal de Corujinha,responsável pela colheita dos palpites,e expliquei que apesar de leiga,eu tinha tido uma sogra ( in memoriam,que Deus a tenha ) que jogava muito no bicho,sempre com palpites auspiciosos que lhe rendiam um bom dinheirinho.

Corujinha anotou atentamente os números gravados na palma da minha mão,me entregou o comprovante da aposta,e me colocou a par do sorteio,horario,resultados etc…ou seja…tive uma iniciação rápida no mundo da jogatina mais popular do Brasil ali mesmo,na rua,na esquina de uma antiga padaria do bairro.
Estava me sentindo importante,mas também um pouco constrangida. Eu em pé ali na padaria,com a mão aberta para um homem que anotava números em um caderninho suspeito,cercada de motoristas de táxi,pedreiros,encanadores,gente simples que presta serviço no bairro,sentados num balcão para lanche,café,almoço rápido…meio estranho,né ?
 Mas…o que a gente não faz para ganhar um dinheirinho extra ? Deixei minha pose de rainha de lado e fui a luta. Joguei mesmo! E na maior cara de pau sorri polidamente para todos que estavam dentro da padaria. Em se tratando de jogo de bicho,não tem diferenças de classe não…todo mundo é igual. Lasquei vinte reais nas dezenas da cachorrada toda.
Corujinha ( o receptor de palpites ) tentou ser gentil,explicando tudo e sorrindo o tempo todo.
- O palpite é bom moça. Mas se não der cachorro hoje,pode dar amanhã…

- Heim ? perguntei. Como assim ?
- É assim que funciona…as vezes o bicho do sonho sai no dia seguinte.
 - Impossível ! arrematei. E o tal deputado? Dois cachorros no mesmo sonho…demais né.
Corujinha coçou a cabeça intrigado,disfarçou um sorriso amarelo e mandou que eu voltasse a tardezinha para pegar o resultado.
Dito e feito. Cinco horas da tarde,voltei lá,na esquina da iniciação. Procurei Corujinha para saber o resultado e fiquei pasma…tinha dado macaco.
- Desculpe perguntar,disse Corujinha curioso.…Mas qual o nome do nobre politico que a senhora sonhou ?

Respondi discretamente o nome do tal politico e ouvi a seguinte justificativa.

- Bateu ! Se senhora tivesse dito o nome do indivíduo antes,eu teria lhe indicado que jogasse no macaco na cabeça. Cachorro é símbolo de fidelidade,amor incondicional,confiança e amizade. Não combina com o perfil político do fulano. Já o macaco…
- Hã..? como assim? perguntei confusa.
- Simples…complementou Corujinha. Macaco é ardiloso,enganador e sagaz.Macaco é velhaco com os companheiros do bando.Macaco,é esperto e manhoso.Macaco é inteligente até para roubar turistas. Macaco é finório e usurpador…portanto…

Fiquei besta com a riqueza de sinonimos no vocabulario de Corujinha ( um homem extremamente simples ) e seu conhecimento sobre as características dos animais.
Éééé…parece que jogar no bicho exige uma intuição mística apurada,além de conhecimento sobre algumas figuras políticas desse pais ( e também dos animais ) Vou ter que me empenhar com afinco,para dominar os labirintos obscuros que permeiam os palpites no jogo do bicho ( lendo inclusive as páginas sobre política e políticos, nos jornais e revistas )
Na minha pureza de iniciante,achei que bastava um palpite bom para jogar.Mas não é assim não. Tem que estar bem informada e atualizada com tudo que acontece ao redor. E uma pitada de sarcasmo e de maldade na interpretação dos sonhos,também ajuda muito. Dá uma temperada na história e aumenta a chance de ganhar.
Já tá  decidido...da próxima vez que sonhar com um dos " hóme " lá de Brasília de novo,boto dé real nas mãos de Corujinha e ordeno incontinente : 
- Joga na macacada toda.
                                                                                                    * PenhaBoselli* / 2015