domingo, 12 de abril de 2015

DOMINGO DIFERENTE

Justamente porque não sigo determinadas regras ( padrão de comportamento ) como as outras pessoas,estou aqui na cozinha preparando ovos mexidos com chuchu,arroz integral e sorobô deontê. Isso seria normal, se fosse dia de semana comum,mas hoje é domingo,e domingo capitalista pede para ir ao shopping,ou a algum “point” gastronômico qualquer ( aguardando na fila de espera ) como eu mesma fiz por muitos anos quando meus filhos eram pequenos. 
Lembro que a gente comia tanto petisco aguardando a vez,que quando conseguíamos sentar em uma mesa para pedir o almoço,a fome já tinha ido embora.
Depois de varias crises existenciais ( todo ser humano normal sempre tem uma,ou vai passar por ela ) descobri que atravessar os domingos e fins de semana fazendo cursos esotéricos, tipo reiki,taro,astrologia,etc… era bem melhor. Mas com o tempo os cursos também não me preencheram o vazio,e eu me mantinha cada vez mais afastada de costumes e passeios coletivos,tipo rebanho,boiada,etc…
Descobri então que sou uma solitária assumida,incorrigível,e chata…será ?
O fato é que sou feliz como sou ( e não como estou,heim!…) e por isso estou me sentindo plenamente realizada, por estar na minha casa, no recôndito do lar,fazendo ovos fritos ou mexidos com arroz integral,saladinha básica de folhas verdes,em companhia de um filho que também detesta o esquemão de domingo imposto pelo sistema.
Eu estou onde estou,porque esse é o meu lugar. As paisagens podem ser diferentes ( eu em Sampa e outra pessoa no sitio da montanha ) mas a distancia é aparente.
Infelizmente,acabamos procurando a paz com o céu e a terra,só depois de termos vivenciado dolorosas e angustiantes experiencias pessoais.Evoluimos pela dor,pelo desapego imposto inesperamdamente. Caminhamos em direção ao que é bom para a alma,justamente quando ela se decepciona…paradoxo? 

Questiono os que me criticam. Por que não, ovo com salada em pleno domingo ? Por que não, o aconchego da casa e do quarto,em pleno domingo, quando tantos procuram movimentos em excesso e uma vida frisson  logo no primeiro dia da semana ?Por que não,ficar quieta em casa,justamente quando todo mundo busca movimento e novidades "fora de casa "? Principalmente nos feriados?
As descobertas que experenciamos, decorrentes do isolamento introspectivo e quietude,são indescritíveis. Só quem viver saberá .

                                                                                             *PenhaBoselli / 2015