sexta-feira, 8 de março de 2019

DESCOMPROMISSO



                                       INCOERENCIA

A política do Brasil que já é em si um grande carnaval,agora foi levada até o sambódromo do carnaval. Essa mistura não cola. Não dá liga porque é superficial,desprovida de compromisso com a verdade que prega.
As escolas que desfilam no sambódromo manifestam criticas a personagens históricos,crenças religiosas,ideologias,podridão política,sustentabilidade ( apogeu a Amazonia ) ...oi ? 
To babando no "miau "? Posso jurar que vi um monte de belos corpos purpurinados,exibindo fartas penas de aves,inclusive de pássaros raros como a exótica "ave do paraíso " / belíssima e rara de se manter em cativeiros. Então pergunto....Como pode uma comunidade carnavalesca defender tantos ideais éticos,históricos,políticos,teológiocos,teatralizando a luta do bem contra o mal ( Jesus x Satanás ) e alimentar o sádico comércio de penas e plumas que são obtidas com a depena de centenas e centenas de aves a sangue frio, com o único objetivo de satisfazer o ego vaidoso da disputa na passarela?
Alguma coisa não bate. A ética,a bondade,a sustentabilidade,a verdade,o respeito a vida,não pode ficar limitado ao tamanho do sambódromo. Chegou no fim da avenida acabou e pronto.Passa a borracha e esquece tudo. Nà...nã....nã !
É muita disparidade e incoerência,falar das belezas da amazonia,da natureza pródiga e do verde das matas,utilizando nas pomposas fantasias penas de aves torturadas. Aonde fica a compaixão ? 
Me indignei ! Pronto falei ! 
Enquanto o ego humano brilha na avenida,e coleciona prêmios,as aves depenadas permanecem ardendo em dor pelo suplício a que são submetidas. Não concordo,não bato palmas e não elogio. Tá mais que na hora dessa "infantilidade humana "acabar. O discurso temático das escolas fica oco,desprovido de verdade e vazio / porque prega uma coisa e faz outra.Assim como fazem os políticos. É o carnaval imitando a vida real.
É o carnaval na política e a política no carnaval.
A platéia que aplaudiu com tanta veemência as verdades éticas,morais teológicas,históricas e políticas que passaram na avenida,também se mostrou incoerente,descompromissada e vergonhosa : basta ver a imundície do chão e das arquibancadas após o término dos desfiles.Aplaudem verdades e praticam insanidades. 
Pronto falei !
Maria da Penha Boselli* / 2019