domingo, 21 de junho de 2015

A SECA

Entendemos por seca,a falta de água,o chão rachado,a represa vazia,a torneira inútil que permanece muda e sem jorrar uma gota sequer do precioso líquido. Mas a seca pode muito bem ser compreendida dentro de outro significado : a seca do coração,a seca das emoções humanas,a seca de compreensão,amor e compaixão ( com o próximo,com o animal,com a natureza ).
Ha quanto tempo permanecemos “secos “ para novas idéias,novos modelos de vida,novos padrões de pensamentos,que nos afastem do egoísmo,da busca que atropela o irmão menos favorecido e de um mundo mais justo e melhor ?
 E o coração dos políticos e empresários interesseiros e corruptos ? Quanto tempo na história da humanidade, tais personagens tem mostrado um coração seco,duro e rachado para as necessidades do próximo ? São desprezíveis porque tem coração tão árido,como estão agora o solo de algumas de nossas represas.


Ficar sem água é assustador,não pela falta de banho,mas porque pode trazer conseqüências desastrosas para um sistema econômico que prima pelo individual,em detrimento do coletivo.A falta de água pode causar um efeito dominó devastador : restaurantes,lanchonetes,oficinas,terapias alternativas,fábricas,produção de hortifrutis,balnearios,hospitais,enfim…parece que estamos vivendo uma época inédita na história da humanidade,onde a água é o suporte fundamental da economia ( em todos os setores ).

Ramsés,no antigo Egito,já sabia da importância da água e mandou construir inúmeros canais no rio Nilo, que cruzavam as cidades,abasteciam os agricultores e embelezavam os jardins dos templos e de famílias mais abastadas.
Ao contrário do que aprendi na escola,hoje a ciência já ensina para as novas gerações,que a água é esgotável,não se renova e que pode acabar sim ! Já o coração de alguns políticos e empresários…não é esgotável,não se renova e parece nunca acabar. Eles tem o coração seco e duro como pedra. O miolo mole,sem determinação, sem planejamento e sem objetividade.
Depois vem falar mal de São Pedro,dizendo que o Santo é míope e ruim de pontaria ? 
Faz favor,viu ! Ninguém merece.

                                                      *PENHABOSELLI*
                                                                                                                                                                            MAAT / 2015