Cronicas e reflexões

CONEXÃO SEM LIMITES

http://www.penhacronicasboselli.com/

Publicado por Cronicas/poesias/reflexões em Sexta-feira, 1 de março de 2019

domingo, 15 de março de 2015

MULTA DE BITUCA


O Rio de Janeiro continua lindoooo…
Continua ? Será ?

Muitas coisas mudaram na cidade maravilhosa,ex reduto dos franceses,ex capital do Brasil Colonia e Imperial,ex Municípo Neutro,ex Distrito Federal,ex reduto dos teatros de revista,dos cassinos,das roletas,da malandragem ingênua,da boêmia saudável ,das gerações "paz e amor” e dos grandes poetas e cantores…Háááaaaa…a era do rádio…
Mas o Rio Maravilha também evoluiu em outros aspectos. Apesar da sujeira e da imundície na Baia da Guanabara,apesar das invasões de casas nas florestas e morros,apesar do tráfico rolando solto,de bueiros explodindo nos subterrâneos da cidade, apesar da Rede Grobo ……vieram algumas leis,que colocam a cidade do Rio de Janeiro,no mesmo patamar de algumas cidades européias. Por exemplo a lei que autoriza guardas municipais a multarem pessoas que jogam bitucas de cigarro no chão.
Realmente a bituca de cigarro é um problema para o meio ambiente.Demora anos para ser absorvida e causa malefícios a quem já fumou e descartou a bituca,como também aqueles que não fumam ( mas inspiram a fumaça ) e á natureza que recebe os restos do vicio humano.
Tá bom…a lei existe ( voce paga cem reais se for pego em flagrante jogando bituca no chão ) e isso acontece “de fato “ porque um membro da minha família passou por essa situação. Mas…(sempre tem um mas ) os carinhas ,ops…guardinhas…ficam farejando jogador de bituca só aos redores de prédios empresarias,lugares bem frequentados por gente que tem grana, e portanto tem condições de pagar a multa ) gozado né ? Ninguém vai lá no morro ver se o bandido tá jogando bituca no chão ( mesmo porque vai ser recebido com uma saraivada de bitucas…ops…digo de balas ). E nos muquifos,nas ruelas e vielas,nos antros de perdição alguém vai, pra ver se tem gente jogando bituca no chão ? Duvidoooooo.
Então…apesar da lei da bituca e da situação caótica da cidade,o Rio de Janeiro continua lindo sabe porque ? Porque tem um guardião espiritual que fica de braços abertos em cima do morro,vendo tudo que acontece lá embaixo,inclusive quem joga bituca de cigarro no chão. Então cuidado da próxima vez que for para o Rio. Antes de acender teu cigarrinho ( seja qual for ) pensa bem na hora de descartar tua bituca. Se voce jogar no chão,ou no cantinho da sarjeta,ou no buraco do formigueiro,voce vai estar correndo um duplo risco : pagar cem reais de multa e ainda por cima ir pro inferno depois que morrer.
Éééé…o Rio de Janeiro continua lindo.

                                                                                              *PenhaBoselli* / 2015