Cronicas e reflexões

CONEXÃO SEM LIMITES

http://www.penhacronicasboselli.com/

Publicado por Cronicas/poesias/reflexões em Sexta-feira, 1 de março de 2019

sábado, 21 de março de 2015

PARDAIS ÍNDIGO



Fomos tomar chá,lá em cima,do outro lado da cidade ( eu e minha irmã )
O chá estava delicioso. Café fresquinho,bolo de fubá com goiabada mole,pão integral,paté de alcachofra,mel puro para colocar nas torradas…enfim…um lanche pra ninguém botar defeito.Sem contar que a casa dos anfitriões,além de linda,era muito aconchegante.
Mas na saída,já na calçada,elogiei a hera verde musgo, que cobria toda a parede do muro,e disfarçava as portas de entrada na rua. E notei encantada,um lindo pé de romã ( carregadinho de frutas ) bem ao lado de uma das portas,rente ao muro.
- Que lindo ! elogiei.Que maravilha,voces acertaram muito bem o lugar da planta.
E eles responderam que não tinham sido eles que plantaram o pé de romã,mas os pardais,fazendo titica com semente de romã.
- Nossa !… espantada elogiei a inteligência ( intuitiva ? ) dos pardais.
Não pude deixar de notar,duas lindas mudas de fiscus,uma de cada lado de uma das portas na rua.
- Que graça ! elogiei. Fizeram bem de colocar as duas plantas,uma de cada lado da porta.
Mas eles disseram que não tinham sido eles. Novamente os pardais é que tinham semeado as duas plantas cagando titica no chão de terra.
- Sério ? perguntei perplexa. Pô…esses pardais aqui são bem inteligentes heim ! Eles tem noção de estética,de jardinagem…caracas…to besta.Parece que esses pardais escolhem antecipadamente o lugar para titicar.
Marido e mulher sorriram em cumplicidade e me disseram que lá no fundo da casa,tinham vários pés de frutas que foram plantados por pardais e alguns morcegos. Todas as arvores estavam carregadas de frutos e enfeitando o jardim.
Pasma ( mas não incrédula ) falei pra minha irmã.
- Meu…os pardais aqui desse lado da cidade, sabem cagar titica com sabedoria e discernimento,heim ! Pelo visto são pardais especiais. Guiça pardais índigo ? Já os nossos lá embaixo…
O casal quis saber sobre o que eu estava falando e eu expliquei:
-Simples…lá na parte baixa da cidade onde a gente mora,os pardais são bagunceiros,briguentos e ladrões de comida ( a ponto de entrar na dispensa da cozinha pra roubar arroz ) também são predadores das rosas de São Francisco. Ou seja…eles detonam as rosas despetalando-as no próprio galho,mostrando com isso que não tem o menor respeito pelo Santo, e que são desprovidos de qualquer espiritualidade.São pardais bandidinhos.
Pior…cagam titica pelo quintal inteiro,na mureta da varanda,no pé de acerola e na jaboticabeira. Da titica deles nunca nasceu nada no quintal, nem  tiririca. 
Minha irmã sorria de modo bizarro,tentando disfarçar dos amigos,um leve despeito pelos inteligentíssimos pardais frequentadores da casa.
Não resisti a um comentário sarcástico :
- Éééé… Cada casa tem os pardais que merece.

                                                                                                      *PenhaBoselli* / 2015