Cronicas e reflexões

CONEXÃO SEM LIMITES

http://www.penhacronicasboselli.com/

Publicado por Cronicas/poesias/reflexões em Sexta-feira, 1 de março de 2019

domingo, 2 de dezembro de 2018

ARROZ COM PALHAÇADA



E chega o Natal. Ceia farta,comida na mesa,tender ,peru ( salsicha ou frango assado ) frutas  secas,panettone,luzes,sorrisos,abraços,tapinhas nos ombros,verdades e mentiras se misturando em gestos,palavras e olhares...e na mesa "arroz com palhaçada ". Não sei porque o pessoal "xilica "quando vê arroz com uva passas,perú defumado com uvas passas ( pra mim o pior é o defumado e não a uva passa ) e / ou salsicha refogada com uva passa,jeito simples mas muito válido de sentir o gostinho do cardápio natalino. 
Tudo começou numa noite de Natal com familia reunida,convidados chegando cada um com sua contribuição culinária,e aí alguém entrou na cozinha,fuçou nas panelas do fogão e deu um grito agonizante e desafinado ( por sinal muito mal educado ) 
- ARROZ COM PALHAÇADA ! enquanto destampava a panela do arroz sobre o fogão. 
Vontade eu tive de pegar a fulana pelo pescoço e dar-lhe uma chacoalhada pelos cabelos. Meu pai nunca admitiu frescura com comida na familia ( ai se não comesse chuchu e abobrinha ) ou qualquer coisa que se pusesse na mesa.Fosse de rico fosse de pobre.
Fato é que engoli a seco para manter a compostura enquanto fritava a fulana numa firigideira no astral. Frutas secas fazem bem para a saúde,intestino,pele,estomago,e escambau.Funcionam como adstringente,laxante,e equilibram o tempero com tom agridoce no paladar. Alem de outros beneficios que não lembro agora. 
Todo ano me lembro desse episódio.Sempre tem alguém na família que,em tom de zombeteira reclama : Vai ter arroz com palhaçada ? Ficou na história da familia ( que hoje se desmembrou por motivo de divórcio ) 
A quem interessar possa,comunico que se o Natal for na minha casa,vai ter "arroz com palhaçada "sim ! E como já estou a beira dos setenta anos,faço o que quero,cozinho o que gosto e quem não estiver contente que vá para o Polo Norte chupar gelo com os pinguins. 
FELIZ NATAL !

                                                                        Maat* 2018