domingo, 8 de fevereiro de 2015

SAMPACHUVA



A tão esperada chuva chegou. Hoje choveu pra caramba em Sampa. A água caiu farta do céu,grossa e abundante,por um bom tempo.A cidade está limpíssima e todos os cidadãos de Sampa levantam as mãos para o céu,agradecendo a Deus o atendimento das invocações.
Todos esperam que essa chuva tenha elevado o nível das represas,e que o medo avassalador da seca de uma trégua.
Toda chuva,por mais suave que seja,causa vários desconfortos na cidade de São Paulo : semáforos desativados,tuneis alagados,motoqueiros que se ralam pelo asfalto causando congestionamentos enormes,buracos disfarçados em poças de água aparentemente inocentes ,e o humor do paulistano que se torna insuportável. Mas…com a crise da água,todo esse transtorno é relegado a segundo plano, e os cidadãos de Sampa,com as  mãos em prece,clamam pela chuva.
Os Deuses atenderam aos apelos e mandaram ( hoje ) bastante água. Apesar do caos,vejo motoristas sorrindo,nenhum mal humor,nenhuma reclamação.Semáforos permanecem indecisos piscando aleatóriamente,a fila de carros não anda, e pedestres cruzam as ruas, encharcados mas felizes. Me pergunto,se tudo voltará ser como antes,no reino de Abrantes. Esqueceremos a necessidade de mudar nossos hábitos,nossa postura e nossas atitudes em relação a água ? Esqueceremos que é preciso medidas urgentes para a  conservação das fontes remanescentes ? Esquecerão os políticos que é preciso responsabilidade, método e disciplina,para se resolver o problema da crise no abastecimento de água ?
Não aprenderemos nada ? Voltaremos a assumir a postura relapsa de banhos longos e

demorados,torneiras abertas sem compromisso,esguichos jorrando o tão precioso líquido nas calçadas, conduzidos por mãos irresponsáveis,que tem medo de pegar na vassoura ? Vazamentos hidráulicos por falta de manutenção do poder público ? Politicos esquecerão promessas feitas,mudando o foco de suas campanhas para outros eventos, mais suaves e menos preocupantes ?
Aguardemos o desenrolar dos próximos acontecimentos,ops…digo…das próximas chuvas.

                                                                                               *PenhaBoselli*
                                                                                                 -2015-